Todos os condutores, mesmo aqueles com mais experiência, já caíram alguma vez em algum dos erros mais comuns ao viajar de carro na estrada. Por isso, é importante recordar alguns deles, sobretudo agora que os ansiados dias de férias estão próximos:
- Não consultar o estado do trânsito. E, como consequência, encontrar mais engarrafamentos do que necessário. É certo que muitas vezes não se conseguem evitar, mas outras vezes sim. Por isso, é recomendável informar-se sobre como estão as estradas antes de sair e adaptar o trajeto caso seja necessário. Também pode ser útil ter uma aplicação no telemóvel que nos permita procurar alternativas durante a viagem.
- Não levar o carro à revisão antes de sair. Muitas das avarias que obrigam a chamar o reboque ou, pelo menos, a desviarmo-nos do caminho para visitar a oficina poderiam ter sido evitadas com uma correta manutenção do veículo.
- Querer fazer muito em pouco tempo. Por vezes, acontece que queremos aproveitar tão bem o tempo que programamos demasiadas atividades: no final, acabamos por passar demasiadas horas no carro, com o stress e o cansaço que isso acarreta.
- Centrar-se na meta e esquecer o caminho. Geralmente, no momento de escolher o itinerário, procuramos aquele que nos leve ao nosso destino de forma mais rápida. Por isso, centramo-nos nas autoestradas e vias rápidas e renunciamos à paisagem. Mas, se tiver tempo, pode procurar alguma estrada secundária, visto que são mais bonitas e escondem muitos lugares que podem visitar.
- Chamar a atenção dos ladrões. O computador portátil, a máquina fotográfica, o telemóvel de última geração… se os deixar demasiado visíveis serão um chamariz para os gatunos. Não custa nada colocar estes objetos na mala e poupar alguns desgostos.
- Passar muitas horas ao volante. Por muito que goste de conduzir, lembre-se que também o carro gosta de descansar. Nas suas férias, planeie o seu tempo para que não tenha que estar ao volante todos os dias ou, pelo menos, fazer poucos quilómetros.
- Ser demasiado rígido com o planeamento. Está de férias, não tem pressa… por isso, relaxe e deixe que cada imprevisto não seja um incómodo, mas uma aventura.
Sem comentários:
Enviar um comentário